Recomendações

(282)
José Roberto, Administrador
José Roberto
Comentário · há 2 meses
Eu vou discordar.
O racismo não é olhar para alguém que é negro, e ver uma pessoa negra. Isso se chama acuidade visual (no sentido de perspicácia).
Mas onde está o racismo?
O racismo está exatamente em achar que isso pode ser ofensivo e por que?
Porque intimamente, se sente a diferença. Sentir essa diferença é a raiz do que podemos denominar como racismo.
Eu vejo negro, mas não posso falar negro? Mas, por que só com o negro, se me denominam de branquelo? De alemão? Isso que chamam de racismo é na verdade o excesso de cuidado que o tema tem requerido. Uma espécie de superproteção que está se tornando trauma!
Existem manifestações racistas?
Sim, aos montes e precisam ser combatidas.
Mas falar em negro de primeira linha é diferente de falar em branco de primeira linha, por que? Por que ele notou que o ex ministro é negro? Bem, ser negro é questão genética, de raça e não uma culpa. Quando deixaremos de culpar a raça negra por isso? Negro é cor e não ofensa. Eu vi um elogio, onde estão vendo racismo. O ministro Barroso foi racista, quando se desculpou. Nesse momento, ele estava separando raças e cores.
As vezes eu me pego de surpresa, quando falam de algum amigo de tempos e se dirigem a ele como sendo de descendência negra. Eu vivi com aquela pessoa durante anos e não tinha percebido e nem me importado com isso. Mas chamado à atenção eu não poderia ter constatado ou deveria fingir que não?
Desculpem, mas ver o negro e reconhecer a cor, não é ofensa. O racismo está no sentimento de cada um, e não nos olhos. Uma negra linda! Para mim quer dizer: Uma linda mulher da raça negra. Ou uma alemã linda! Ou uma oriental linda! Onde está a ofensa?
Cuidado com os exageros, porque eles acabam por destacar aquilo que deveríamos aprender a não perceber.
Racismo se combate com educação e com a formação cultural pelo costume e pelo tempo.
Minha opinião, com todo respeito que tenho pelas pessoas de bem, independente de raças e credos.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

ANÚNCIO PATROCINADO

Outros perfis como Luiz

Carregando

Luiz Otávio Rujner Guimarães

Entrar em contato